Lumusiando

Um blog que tem como objetivo iluminar vidas

O futuro

Pixabay


FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Que dia mais lindo não é mesmo? Primeiramente queria dar os parabéns para todas as mulheres porque deusas devem ser exaltadas. Toda mulher é fonte de inspiração, toda mulher é fonte de força e toda mulher é fonte de vida (não, não estou falando de maternidade necessariamente). Todas temos uma história e todas merecemos RESPEITO independentemente da data, ou da roupa, ou de onde e como estamos ok?!
E neste dia especial eu tenho num post mais do que especial para vocês, eu chamei minha amigas, futuras engenheiras maravilhosas, e fiz algumas perguntas para elas sobre suas carreiras na engenharia. Aqui estão as repostas:

> Thainá Rezende – Engenharia Civil
1 – O que te inspirou a ser engenheira?
Quando era mais nova meu intuito era fazer arquitetura, sempre achei lindo o fato de planejar algo e tornar realidade. Quando entrei no ensino médio fui pesquisar sobre o curso e não senti que era o que combinava comigo, então me encontrei na engenharia que é realmente minha paixão.
2 – Quando você diz seu curso ou quando escolheu sofreu algum tipo de machismo? Qual foi a reação das pessoas?
Não sei se machismo, acredito que essa parte eu ainda vá sofrer quando efetivamente trabalhar com construção. Ouvi muitas pessoas me dizerem que é uma profissão que está em crise, que eu não teria retorno, e o que eu mais escutei: "por que não faz algo mais simples e mais barato?" Ou "por que não faz administração" (?).
3 – O que você quer realizar como engenheira?
Minha pretensão como engenheira é trabalhar com obras públicas fora do Brasil (preferencialmente Canadá).
4 – Qual sua mensagem para as mulheres que querem seguir essa profissão?
Uma dica muito importante é: ame o que você faz! Para sobreviver a engenharia precisa no mínimo amá-la, não tem essa de faço porque meu pai quer ou porque vai dar dinheiro.

> Milady Bernardo – Engenharia Civil
1 – O que te inspirou a ser engenheira?
A engenharia é uma profissão surpreendente, capaz de criar coisas novas e é isso que me motivou e me motiva a querer seguir essa profissão, estar sempre buscando o meu melhor e criando algo que possa ser também o melhor para alguém.
2 – Quando você diz seu curso ou quando escolheu sofreu algum tipo de machismo? Qual foi a reação das pessoas?
Não diria tecnicamente quando eu disse que escolhi essa área, mas a gente sente isso na sala de aula, a gente ouve aquelas piadinhas sem graça dos colegas de classe e é claro, aquela que toda mulher de engenharia civil ouve: "nossa, você vai realmente querer trabalhar no meio de um monte de pião?". As pessoas e serviam sim a engenharia como um local de homens.
3 – O que você quer realizar como engenheira?
Quero construir pontes, não só na parte estrutural, mas também na questão de que podemos ligar pessoalmente a outros lugares, além de que poder ser uma mulher neste meio, faz com que outras sejam motivadas a quererem seguirá mesma carreira outras vistas como cargos masculinos
4 – Qual sua mensagem para as mulheres que querem seguir essa profissão?
Mulheres que amam a engenharia, sigam esse caminho com todo amor e garra possível, não se deixem levar pelas piadas machistas, pela dificuldade de se em chegar a este curso ou até mesmo pela dificuldade de ser aceita no mercado de trabalho. Façam o seu melhor e sejam o que vocês sempre desejaram.

> Rafaela Maxi – Engenharia Civil
1 – O que te inspirou a ser engenheira?
O que me inspirou em primeiro lugar foi o retorno do investimento que eu estou fazendo. Engenharia é uma área muito boa e isso me levou a escolher a mesma. Mas depois que eu comecei os estudos eu percebi que eu queria realmente fazer algo, que o motivo de querer tanto me tornar uma engenheira é poder fazer algo que mude a vida de alguém. E deixar a minha marca. Trabalhar com construção será trabalhar com sonhos.
2 – Quando você diz seu curso ou quando escolheu sofreu algum tipo de machismo? Qual foi a reação das pessoas?
Não sofri machismo por escolher engenharia. Pelo menos não ainda. Porém em algumas de minhas matérias do curso eu percebo a supremacia masculina.
3 – O que você quer realizar como engenheira?
Eu quero sentir orgulho de mim mesma, e dar orgulho pra minha família. Seja qual for o projeto que eu for executar eu quero dar o meu melhor e ser reconhecida por isso. Quero deixar a minha marca.
4 – Qual sua mensagem para as mulheres que querem seguir essa profissão?
Deixo uma mensagem não só para as mulheres que sonham em ser engenheiras, mas para todas. Sejam vocês! Não se importem com a opinião alheia, com o machismo que nos rodeia. Sigam o caminho que vocês querem seguir, pois nada é impossível, nada! Então não vamos inventar desculpas, vamos achar as soluções, pois de sexo frágil nós não temos nada! Nossa luta é hoje, amanhã e sempre e nos jamais vamos abaixar nossas cabeças! Então seja o que quiserem ser!

> Mylena Noel – Engenharia de Produção 
1 – O que te inspirou a ser engenheira?
Eu sempre fui muito ligada a área de exatas e sempre me identifiquei com engenharia, uma área que abrange inúmeras oportunidades, além de ser uma profissão maravilhosa.
2 – Quando você diz seu curso ou quando escolheu sofreu algum tipo de machismo? Qual foi a reação das pessoas?
Sempre acontece, as pessoas acabam olhando com uma feição um pouco diferenciada, que já vem logo com a pergunta básica “Mas engenharia não tem muito homem?”, ou então “Você não se sente mal por ficar perto de muitos homens?”
3 – O que você quer realizar como engenheira?
Quero crescer muito profissionalmente, ser uma engenheira focada no trabalho, respeitada e sempre fazendo meu trabalho da melhor forma possível.
4 – Qual sua mensagem para as mulheres que querem seguir essa profissão?
Digo a todos que não é fácil, mas que no final tudo valerá a pena e para que não deem ouvidos as pessoas que tentaram colocar algum obstáculo. Então corram atrás dos sonhos de vocês e deem ouvido as coisas boas, porque gente para colocar para baixo é o que mais tem, mas garanto que existem pessoas que torcem por vocês.

> Larissa Fedocio – Engenharia Mecatrônica
1 – O que te inspirou a ser engenheira?
Muitas coisas, porém a principal delas é querer mostrar pra sociedade que a mulher se encaixa sim aonde ela bem quiser, e o fato de poder inovar, criar, porque pra mim fazer a diferença na sociedade é tudo, principalmente no mundo no qual estamos vivendo...
2 – Quando você diz seu curso ou quando escolheu sofreu algum tipo de machismo? Qual foi a reação das pessoas?
Sim. As pessoas sempre vão achar que engenharia é algo pra homem, então elas ficavam/ficam, "Você? Toda menininha fazendo engenharia ? Sério?" Teve pessoas que acharam legal e apenas observava com uma cara meio "não é possível". Porém nem eu e nem os meus pais ligamos pra isso
3 – O que você quer realizar como engenheira?
Sonhos, porque acho que independentemente da área da engenharia ela é uma fábrica de sonhos, seja na Mecatrônica (minha área), quanto na Civil ou outra qualquer. A engenharia esta mudando o mundo e vai continuar mudando e muitos dos sonhos da nossa sociedade dependem dela e eu pretendo realizar de uma parcela dessas pessoas, principalmente crianças.
4 – Qual sua mensagem para as mulheres que querem seguir essa profissão?
Então, hoje a mulher não precisa mais abaixar a cabeça pra sociedade, porém tem.muitas que abaixa; e eu te digo uma coisa faça isso, siga seu sonho, engenharia é lugar de mulher SIM, e se a sociedades não concorda sinto muito, mas eu to feliz demais fazendo oq eu gosto e tenho certeza que você também ficará.
Faça engenharia por AMOR

> Juliana Kreischer – Engenharia Mecânica
1 – O que te inspirou a ser engenheira?
O que me inspirou foi o encanto pela geniosidade da profissão em construir enormes motores, prédios, máquinas e cada detalhe necessário para que tudo saia correto. Gosto de desafios e atividades que requerem minha atenção, encontrei tudo isso na engenharia, não me vejo fazendo outra coisa futuramente.
2 – Quando você diz seu curso ou quando escolheu sofreu algum tipo de machismo? Qual foi a reação das pessoas?
Quando digo que faço engenharia mecânica, a reação de todas as pessoas é perguntar o por quê da minha escolha, já que sou mulher. Infelizmente a sociedade ainda traz consigo o machismo de achar que nós mulheres não somos aptas para algumas profissões.
3 – O que você quer realizar como engenheira?
Como engenheira quero realizar um grande projeto, pelo qual eu possa olhar e me orgulhar de ter feito e que minha criação venha fazer diferença na vida das pessoas.
4 – Qual sua mensagem para as mulheres que querem seguir essa profissão?
Minha mensagem para as mulheres que pretendem cursar engenharia é que nunca desistam do seu sonho por nenhuma dificuldade ou preconceito, pois juntas iremos conseguir mudar essa imagem imposta pela sociedade.

Com esse post eu quis mostrar o futuro, essas mulheres maravilhosas acima irão construir o futuro juntamente com outras mulheres e homens maravilhosos em outros ramos, ou no mesmo. Mas o mais importante com esse post é mostrar que não tem essa de “lugar de mulher”, a gente ta em todo lugar SIM, se pagar menos vamos fazer um escândalo SIM, e não vamos aceitar colocarem limites em nós.
Então mulheres de todos os lugares que escutam outras pessoas falarem o que vocês devem ou não fazer, escutem apenas a si mesmas e a aqueles que realmente estão aqui para apoiar vocês. Vocês são fortes, bonitas, inteligentes e não deixem que ninguém lhes diga o contrário ok?!
Beijão!

Para conferir os outros posts da semana especial é só clicar na imagem abaixo.

Lumusiando

6 Comentários

Postar um comentário

  1. Eu adorei poder fazer parte do post de hoje! Viva a mulher! Nossa luta continua!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Nós mulheres somos muito mais fortes e capazes do que os outros (e até nós mesmas) podemor imaginar.
    Beijos. Versos da Alma

    ResponderExcluir
  3. Fico bem feliz em ver casos como os das suas amigas, de mulheres que seguiram os seus sonhos independentemente dos julgamentos alheios e do machismo. Uma coisa que infelizmente acontece muito na minha casa é eu querer fazer tal coisa e minha família virar e falar: "Ah, mas isso é coisa de menino. Tá parecendo muleque macho." Isso acaba me desmotivando, sabe?

    https://oprimeiroato.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aninha!
      Sei MUITO bem como é isso, infelizmente. É muito chato a gente ter um sonho e não receber apoio por ser "algo do sexo masculino", é um realidade muito triste. Mas se posso te dar um conselho é: siga seu sonho e nunca deixe ninguém te dizer que você não é capaz de fazer algo por ter uma vagina.

      Beijão!

      Excluir